Fonte (Reprodução: Envato)
Ir à praia com crianças não é uma tarefa fácil. Afinal, os pequenos exigem cuidados especiais para terem mais segurança, tanto em relação à exposição ao sol quanto aos banhos de mar. Assim, toda a família pode se divertir e aproveitar o tempo livre sem contratempos!
Mas você sabe quais são os principais cuidados necessários ao ir à praia com crianças? Se não, continue a leitura deste post e descubra!
1. Escolha um bom horário
A exposição ao sol é prejudicial para todos em determinados horários do dia, inclusive para as crianças. Além do sol, o mar agitado e os horários de pico podem atrapalhar, prejudicando o planejamento de um dia de lazer tranquilo em família.
A dica para aproveitar o mar tranquilo e maré baixa é verificar, antes de escolher o dia, a tábua de marés. Você pode baixar a tabela do ano pelo site da marinha.
2. Utilize pulseira de identificação
Um dos maiores problemas em levar crianças para a praia é enfrentar o ambiente em dias de superlotação. Por isso, para proteger e evitar problemas como perder seu filho, os bombeiros indicam o uso de pulseiras de identificação. A recomendação, aliás, serve mesmo em épocas mais calmas.
Dessa forma, se a criança se perder, é possível identificá-la pelo nome e entrar em contato com o responsável através do número telefone.
3. Use filtro solar (FPS 30)
A regra é clara: saiu na rua, o filtro solar é obrigatório para todos. E, na praia, com criança, a obrigatoriedade ganha um reforço extra. Por isso, segundo os dermatologistas, os pais devem escolher filtros solares de fator igual ou acima de 30.
Para crianças com pele mais clara, a recomendação mínima aumenta para FPS 40. Produtos abaixo do fator 30 não são recomendados para os pequenos, já que eles têm a pele mais sensível que os adultos.
4. Evite comida da praia
É comum encontrar ambulantes na praia e muitas vezes fica difícil resistir à tentação. Para as crianças, o desejo despertado por cheiros e cores fica ainda mais aguçado. Por isso, o ideal é organizar o lanche de casa e fazer refeições em restaurantes.
Falamos isso porque, em geral, a procedência e conservação dos alimentos vendidos ao ar livre não é fiscalizada como deveria. Portanto, uma dica é levar frutas, sucos e biscoitos saudáveis.
5. Supervisione os banhos
Prevenir é melhor que remediar e, com criança na praia, todo cuidado é pouco. Mesmo com a maré baixa e o uso de boias para crianças maiores de 5 anos, supervisionar os banhos de mar dos filhos deve ser uma prioridade.
Fora da água, a supervisão continua, principalmente para crianças menores de 5 anos, pois a curiosidade nessa faixa etária faz com que eles coloquem qualquer coisa na boca, inclusive areia, o que pode gerar engasgos e infecções.
Um dia de praia com crianças não precisa se transformar em tensão, estresse e preocupações. Como visto no texto de hoje, existem formas de prevenir problemas, evitando que grandes contratempos aconteçam e estraguem o lazer da família.
Gosta de praticar esportes na praia? Conheça os 4 principais!