Fonte (Reprodução: Envato)
Aprenda algumas dicas básicas para montar seu próprio churrasco e se divertir com essa tradição brasileira
Quando o sol está aparecendo no esperado fim de semana, a probabilidade de ocorrer um churrasco em casa aumenta muito! O evento é corriqueiro na casa das famílias brasileiras, contando com a presença de familiares e amigos, misturando música animada e comida saborosa.
Organizar um evento com tantas tarefas é, sem dúvida, desafiador. Para assegurar que todas as etapas sejam completas de forma satisfatória para que aquele momento de descontração seja um sucesso, é necessário planejamento e organização.
Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar nessa missão. Então fique mais um pouco aqui com a gente que vamos te contar!
Tenha os instrumentos certos
Essa é uma dica que serve para qualquer empreitada que você deseja fazer. Você precisa ter os instrumentos corretos para ter êxito no caminho em direção ao seu objetivo e essa regra também se aplica na preparação do seu churrasco.
Vamos considerar que você possui uma churrasqueira pré-moldada, certo? Para começar, a primeira coisa que precisará ser feita é escolher o carvão que você utilizará durante seu churrasco. Ele é o condutor de calor recomendado. Deixe de lado a ideia de utilizar lenha.
O ideal é que o carvão selecionado acenda em tempo ágil, produza fumaça em quantidade menor e que mantenha a chama acesa por um período de tempo longo. A quantidade sofrerá variação dependendo do tipo de churrasqueira, o tipo da carne que será assada e por quanto tempo, em média, seu churrasco irá se estender. O indicado é, no mínimo, 8kg.
Não se esqueça de ficar de olho na temperatura! Antes de colocar sua carne para assar, é importante pré-aquecer sua churrasqueira, geralmente por 30 minutos, até que a brasa esteja baixa e o carvão embranquecido. A regra de ouro é: se você consegue ficar perto da churrasqueira sem sentir calor extremo, então o momento de colocar sua carne para assar está chegando!
Escolha os cortes de carne e o tempero
Depois de escolher o carvão ideal, agora chegou a vez dela: a carne que você irá servir! Geralmente, cortes de músculos que não eram movimentados com frequência, como contra-filé e coxão mole, tendem a ser carnes macias, facilitando no cozimento e consumo.
Não esqueça: você precisa retirar da geladeira os cortes que pretende cozinhar no mínimo 30 minutos antes de colocá-los na churrasqueira. Atingir a temperatura ambiente é um aspecto importante para que a carne atinja uma consistência firme no lado externo e macia no lado interno.
Sal grosso é seu amigo. Você pode utilizá-lo com movimentos firmes diretamente na carne. Uma porção cairá ao redor do seu local de preparação, mas a quantidade que aderir ao corte que você escolheu será a ideal para oferecer o sabor esperado.
Prepare os acompanhamentos
Todo prato principal precisa de acompanhamento. As opções são muitas e as preferências pessoais são ótimas para servir em um evento relaxado como o churrasco. Mas duas opções são tradicionais e têm grande probabilidade de ser um sucesso: vinagrete e feijão tropeiro.
Para o vinagrete, você precisa apenas de cebola, tomates, pimentão, sal, azeite e, claro, o vinagre! A mistura oferece o molho que irá complementar muito bem seu corte preparado. Já para o feijão, além do ingrediente principal, tenha à mão cebolas, linguiça calabresa, alho, sal, pimenta e cheiro verde.
Mas se você já tiver um modo de preparo próprio, então dê uma chance para ele! Ainda tem outras opções como farofa, purê de batata, pão de alho, arroz e salada.
O processo de organizar um churrasco pode parecer desafiador, mas o potencial de resultados bem sucedidos é grande. Preparar um evento para as pessoas em seu círculo pessoal e promover um momento de descontração valerá a pena!
O que você achou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida? Conta para a gente!