Fonte (Reprodução: Envato)
Com alguns passos simples, você pode preservar sua mobília, aumentando a longevidade do objeto
Móveis em madeira são peças clássicas e, dependendo da escolha do design, podem compor um espaço de maneira tradicional ou contemporânea. Logo, eles são coringa e podem ser adequados a diversos ambientes. Mas como preservar móveis de madeira da ação do tempo e do ambiente?
Madeira de qualidade pode durar uma vida toda, mas até as melhores peças são sujeitas a eventuais arranhões ou outras formas de dano através dos anos, necessitando de alguns cuidados adicionais.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a manter sua mobília em madeira em boas condições e aptas para uso! Continua aqui para descobrir tudo!
1. Limpe com frequência
Com o passar do tempo e o uso contínuo, é inevitável a ação de resíduos como poeira ou maresia, a depender de onde você more. Esse tipo de avaria requer uma limpeza regular para remover esses agentes, que podem acumular e causar danos sérios ao móvel.
Pensando nisso, você pode realizar a maioria das limpezas com um pedaço de tecido macio umidificado com água morna e pequenas quantidades de sabão. Certifique-se que o tecido esteja apenas levemente umidificado para não saturar a madeira com água.
Após higienizar o móvel em madeira com o tecido umidificado, utilize um segundo pedaço dele ligeiramente molhado para retirar os resíduos do sabão. Por fim, seque a mobília com um pedaço de tecido seco. Se a sua mobília precisar de uma limpeza mais profunda, utilize produtos com fins específicos para a limpeza de móveis em madeira.
Evite soluções que tenham amônia em sua composição química, uma vez que ela não reage bem com outros produtos e tende a ser ineficaz em limpezas mais acentuadas. Escolher produtos impróprios para essa finalidade específica de higienização pode ter efeito contrário ao desejado, aumentando a concentração de resíduos e causando arranhões na superfície.
Sempre dê prioridade a métodos menos invasivos, como o tecido umidificado, antes de decidir usar métodos mais profundos.
2. Controle o ambiente
Um dos passos mais importantes na conservação da sua mobília em madeira é proteger suas peças dos efeitos de agentes externos, como luz solar, umidade, e insetos. Pode parecer impossível controlar todos esses aspectos, mas você pode lidar com fatores específicos que ajudarão a prevenir danos.
Por isso, preste atenção especial, primeiramente, a agentes como a luz, que pode causar descoloração. Você pode lidar facilmente com esse aspecto mantendo seu móvel afastado da ação direta do sol, podendo, inclusive, utilizar persianas ou cortinas.
Se a peça em questão não estiver em uso, uma boa opção é mantê-la em um cômodo que esteja, na maioria do tempo, escuro.
Segundamente, fique atento à exposição à umidade! Madeira expande e dilata nessa situação e alternância rápida entre essas duas situações podem distorcer a madeira.
Por fim, não se esqueça de checar a ação de insetos! Formigas, cupins e abelhas podem danificar mobília de forma rápida. Se você achar poeira de madeira ou excrementos de insetos perto do móvel, lide com a infestação de maneira imediata. Retire a peça do local, realocando em outro cômodo enquanto você lida com os insetos.
3. Utilize produtos que protegem
Se você quer acentuar o brilho do seu móvel de madeira, você pode aplicar cera, que protege a peça de poeira, resíduos em geral e umidade. A cera ainda pode ser utilizada para preservação da madeira, criando uma camada protetiva, sendo especialmente indicada para mobílias antigas.
Você também pode utilizar verniz, uma ótima opção para proteger móveis em madeira que estejam alocados para espaços externos, já que permite a manutenção da aparência natural da peça. Você precisará reaplicar o verniz, em média, a cada dois anos, para manter sua força e propriedades protetivas. Essa opção é relativamente barata e fácil de manter.
Dica extra
Utilize produtos que sirvam como camadas protetoras à ação da água, especialmente para móveis em madeira em ambientes externos, onde as peças estarão em exposição regular à chuva. Esses agentes de proteção são fáceis de aplicar e fazer isso irá ajudar na conservação de mobília externa!
E aí, gostou das nossas dicas? Você utiliza algum outro método de proteção e manutenção? Conta para a gente nos comentários!
Lembre de acompanhar nossas redes sociais para ficar ligado em todas as nossas novidades!