Shutterstock
Alagoas é um destino turístico consolidado no Brasil e em diversos outros países do mundo e esse prestígio não é em vão. Afinal, o estado possui inúmeras belezas naturais, uma rede hoteleira incrível e claro um povo extremamente receptivo e acolhedor. Somado a isso, Alagoas entrega muita cultura e pontos turísticos históricos, como a cidade de Marechal Deodoro.
O município faz parte da região metropolitana de Maceió e foi berço da república brasileira, pois Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente da república, nasceu e morou na cidade até o início da adolescência. Mas não para por aí, entre 1817 e 1839 foi capital da província de Alagoas e no ano de 1860 hospedou a família imperial em sua passagem pela região.
Marechal Deodoro emana história e cultura, e quem passa por lá não pode deixar de conhecer os pontos turísticos históricos da cidade, por este motivo preparamos esse texto com a relação de locais incríveis para você conhecer mais a fundo a história de Alagoas e do Brasil, confira!
1. Casa de Marechal Deodoro
Um dos principais pontos turísticos da cidade, a Casa de Marechal Deodoro é parada obrigatória para quem visita à região. O local foi transformado em um museu e permite a entrada de visitantes para apreciação do acervo. No espaço é possível encontrar a mobília e objetos originais do período em que o primeiro presidente do Brasil morou no imóvel. Além disso, a construção é um casarão do século XVII que mantém a fachada intacta até os dias atuais.
Essa preservação se dá ao fato de que, em 2009, a cidade foi tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), dada a importância histórica e cultural do município. Dessa forma, a arquitetura do período colonial é mantida, sendo vetada a construção de prédios. Além disso, os casarões possuem uma riqueza de detalhes em toda a parte arquitetônica e as ruas da cidade são de paralelepípedo.
2. Palácio Provincial
O imóvel pertenceu a Francisco Fernandes Lima até o ano de 1836, quando foi comprado para se tornar o Palácio da província. O espaço é aberto à visitação e por lá é possível conhecer mais sobre a história do casarão, que abrigou a família imperial em sua passagem pela região em 1860 e que desde 1961 é a sede oficial da Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro.
3. Conjunto franciscano de Santa Maria Madalena
E se você é o tipo de pessoa que aprecia arte sacra, vai se encantar com as inúmeras igrejas históricas do município. Principalmente com o conjunto conventual franciscano de Santa Maria Madalena. Construído entre 1684 e 1793, o espaço abriga a Igreja de São Francisco, a Capela da Ordem Terceira e o convento (onde funciona o Museu de Arte Sacra).
A edificação por si só já é uma obra-prima, construída em estilo rococó, possui uma fachada ornamentada com adereços em formas de plantas, esculpidas em pedra calcária. Há ainda no espaço um painel de Santa Clara de Assis, pintado pelo artista plástico pernambucano José Eloy, em 1817.
A imponência da construção se destaca, principalmente quando observamos o contraste entre a igreja e as casinhas coloniais ao redor. É impossível visitar o centro histórico de Marechal Deodoro e não reparar na construção.
Agora que você já conhece alguns pontos turísticos históricos em Marechal Deodoro, que tal conferir o nosso texto sobre as opções de ecoturismo na Rota Ecológica dos Milagres? Acesse o nosso site e confira esse e outros textos sobre a região do litoral norte de Alagoas.